VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM TREINAMENTO DE PAIS?
- Cintia Santos
- 19 de nov. de 2020
- 2 min de leitura

A qualidade da relação entre pais e filhos exerce grande influência no desenvolvimento infantil. Sabe-se que alguns fatores como instabilidade familiar, vivência de adversidades nos primeiros anos de vida, práticas parentais coercitivas, histórico de psicopatologia parental, entre outros, estão associados ao aumento do risco de dificuldades emocionais e comportamentais em crianças.
Sendo assim, o emprego de abordagens que enfatizam comportamentos parentais funcionais, como o treinamento de pais, fornecem melhoras às práticas educativas utilizadas pelos pais e contribuem para a adequação comportamental da criança. Além disso, ao praticarem comportamentos pró-sociais, as crianças podem influenciar a conduta dos pais, alimentando uma cadeia de atitudes mais adequadas no contexto intrafamiliar. Ou seja, à medida que os pais sentem-se mais seguros e competentes, empregam práticas parentais mais eficazes, proporcionando aos seus filhos mais afeto, apoio e cuidados, imprescindíveis para seu desenvolvimento.
TREINAMENTO DE PAIS EM TCC: OS PAIS COMO CO-TERAPEUTAS:
A perspectiva das terapias cognitivo-comportamentais (TCCs) com crianças e adolescentes enfatiza os processos de aprendizagem e a influência dos modelos no ambiente social, ressaltando a centralidade do estilo de processamento da informação e o estilo de experiência emocional do indivíduo (Kendall, 2006). É uma abordagem ativa, diretiva, colaborativa, estruturada e de prazo limitado, com o objetivo de ajudar o indivíduo a reconhecer e modificar padrões de pensamentos distorcidos e comportamentos disfuncionais (Beck, 1976; Reinecke, Dattilio & Freeman, 2006). Uma vez que os padrões comportamentais e as interpretações cognitivas perpassam os contextos sociais e interpessoais, esses são fatores cruciais para a concepção de estratégias de tratamento na TCC com crianças (Kendall, 2006).
De acordo com esse pressuposto teórico, na TCC com crianças, os pais estão regularmente envolvidos nos programas de tratamento uma vez que prioriza a ênfase em um tratamento participativo entre o paciente e sua família, no qual o terapeuta tem o papel de facilitador ao estimular os pais ao emprego de práticas educativas adequadas às necessidades dos filhos. Além disso, o terapeuta, ao compartilhar com a família a o entendimento das dificuldades e problemas pelos quais estão passando, propicia o surgimento de sentimentos de compreensão e esperança nos pais e na criança.
TREINAMENTO DE PAIS: QUANDO É INDICADO?
O treinamento de pais é apontado, por estudos como a modalidade de tratamento melhor estabelecida para o tratamento de vários transtornos, dentre os quais podemos destacar:
Transtornos disruptivos em crianças
Transtorno de Conduta
Transtorno Desafiador Opositivo;
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
O treinamento de pais tem se mostrado como uma possibilidade bastante eficaz para problemas de relacionamento entre pais e filhos. Consiste em uma intervenção em que os pais são instruídos sobre técnicas de aprendizagem social, visando modificar o relacionamento com seus filhos, diminuir os comportamentos desadaptativos e incentivar os comportamentos pró-sociais de suas crianças. Abrange a faixa etária de 3 a 12 anos e é aplicado entre 10 e 17 sessões. Cabe aqui ressaltar a importância do estabelecimento de expectativas realistas em relação aos resultados que os pais desejam aos seus filhos, sendo este fator crucial para a adesão ao processo.
Comments